A prostituição infantil é uma forma de exploração de crianças onde são levadas a prostituírem-se. Ocorre sobretudo em locais com condições socioeconómicas desfavoráveis. Muitas vezes as crianças são levadas à prostituição pelos próprios pais, ou por meio de aliciadores.
A presença de crianças em prostituição atrai muitos pedófilos praticantes do turismo sexual. Na maioria dos países a exploração da prostituição infantil corresponde a um crime grave.
Normalmente quando a criança se submete a este tipo de problema normalmente é por ter falta de dinheiro, ou seja, quando ela resolve fugir de casa, devido à violência que existia em casa. Para fugir, necessita de ajuda, pois fazem qualquer coisa para não terem que voltar a casa e para a família, mesmo que isso seja para receberem em troca um pagamento. Desde aí é que iniciam a vida sexual, de modo a poderem ganhar para comer, vestirem-se, e acima de tudo drogarem-se.
Quando realmente se apercebem do que se passa e que querem sair dali e voltar para as suas famílias, muitas das vezes não as deixam sair.